segunda-feira, 19 de março de 2012

PARA ME SENTIR MELHOR

Quando você vê uma pessoa sempre sozinha, em todas as festas, o quê você pensa?
Problemática.
Solteiro traumatizado.
Menina grudenta.
Esse cara é estranho...

Não sou Madre Tereza da Calcutá, mas um dia resolvi me aproximar de um cara que eu achava estranho. Estranho por estar sempre sozinho.
Confesso que resisti um pouco, quando ele veio falar comigo, mas sorri gentilmente. Pronto. Nem doeu. Saímos. Ficamos. Sorrimos juntos. Compartilhamos delícias. Nos vimos várias vezes. Não deu certo. Acontece.

Tentei não pensar: ele é mesmo problemático.
Mas pensei.

Agora tô aqui pensando: eu estou sozinha.
Vou ao cinema sozinha. Teatro. Outro dia fui pra um show.
Será que vão me achar de problemática? Estranha?

Achei várias frases na internet, na tentativa de não me achar um E.T.

1. Tenho fases, como a Lua; fases de ser sozinha, fases de ser só sua.
2. Eu me renovo quando fico sozinha.
3. Viajo sozinha com o meu coração
Não ando perdida, mas desencontrada
Levo o meu rumo na minha mão
4. A minha infância de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas, e, foram sempre positivas para mim: silêncio e solidão. (Cecília Meireles)
5. Sempre andei sozinha. Me dou bem comigo mesma. (Leila Diniz)
6. Quando estou sozinha procuro não pensar porque tenho medo de de repente pensar uma coisa nova demais para mim mesma. (Clarice Lispector)
7. Quando eu ficar sozinha, estarei seguindo o destino de todas as mulheres. (Clarice Lispector)
8. E me pego sorrindo, sozinha. E me pego nem aí para todo o resto. (Tati Bernardi)
9. Não é preciso me iludir pra eu ser iludida. Eu sei criar labirintos sozinha e ainda me perco com dignidade. (Verônica H.)
10.Eu sou sozinha no mundo e não acredito em ninguém; todos mentem, às vezes até na hora do amor, eu não acho que um ser fale com o outro, a verdade só me vem quando estou sozinha. (Clarice Lispector)
11. Eu nunca disse 'Quero ficar sozinha'. Eu disse 'Quero que me deixem sozinha'. Aí está toda a diferença. (Greta Garbo)
12. Eu não ligo para estar sozinha.
Pois tenho por companhia.
Mil corações onde sou rainha! (Cazuza)
13. Eu só bebo vinho. E de preferência sozinha, que é pra ninguém me encher com o fato de eu ficar muito filosófica e um pouco tarada (não necessariamente nessa ordem) com meia taça. (Tati Bernardi)
14. Tenho medo de terminar sozinha. Tenho medo de ser sempre amiga, irmã e confidente, mas nunca o ‘tudo’ de alguém.  (Tati Bernardi)
15. O problema é ficar completamente no escuro. Você ficou incomunicável e esqueceu de deixar um manual de instruções sobre como viver sozinha depois de te conhecer. (Verônica H.)
16. No palco faço amor com mais de 25.000 pessoas, e depois vou pra casa sozinha. (Janis Jopli) 
17. Sinto-me mal, e ficarei pior, mas vou aprendendo a estar sozinha e isso já é uma vantagem e um pequeno triunfo.  (Frida Kahlo
18. Eu não vou chorar nem lamentar por não lhe ter. Sozinha valho mais do que dois de você juntos. (Jéssica Mattos)
19. Você nota que o amor acaba quando começa a se sentir melhor sozinha do que quando está na presença dele. (Carolina Bensino)
20. A alma humana é feita para não estar sozinha. (Pierre Chardin)

Fiquei espantada com a quantidade de gente famosa, que se sentia muito sozinha...
Estranho.




Reflexão Barata:
Posso me sentir melhor ao ver Frida Kahlo, Cecília Meirelles e  Clarice Lispector, se sentirem ou serem, tão dolorosamente e poeticamente sozinhas?

2 comentários:

  1. Me lembrou a frase que meu pai disse em um momento que tive de fraqueza chorando rios de amor: "Minha filha, o mundo moderno comporta muito bem os solteiros!"

    ótimo texto Vanessa!

    ResponderExcluir